terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Entrevista exclusiva com a banda Dedos e Línguas

Olá blogueiros... Em entrevista exclusiva, Pedro Ivo Sales nos conta um pouco sobre sua banda, chamada Dedos e Línguas.



M&R: Quantos são os membros da banda?
Pedro Ivo: Somos seis membros. A gente fala que são “membros” mesmo, pois cada um tem ali uma função importante. Como os membros do corpo.”DEDOS & LINGUAS”,órgãos importantes.
M&R: Quem é e qual a função de cada membro?
Pedro Ivo: Vamos começar com WALMIR MEDEIROS um ex-seminarista que toca todo tipo de instrumento arranjador. O MARCOS VINICIUS, bacharel em musica erudita, dono de uma microempresa de mecânica elétrica, super talentoso e muito inteligente. Também o LEANDRO AMERICO,arranjador dos “backing vocals”e violão base da banda.FERANANDO BRISOLA,baterista da banda ,é advogado foi diretor de presídio,”sketista”.Um pouco antes de gravarmos o primeiro CD,ele resolveu andar de skate e relembrar os velhos tempos,levou um tombo e fraturou o fêmur .Mas sua vontade de estar com a banda era imensa,que em dois meses ele já estava no estúdio ensaiando com a gente mesmo com o fêmur fraturado.THIAGO GIROLDO,um guri novo que tem uma voz muito bela e atua como backing vocal.E eu PEDRO IVO,sou o vocalista e compositor da banda.

M&R: você comentou que compõe e a banda faz os arranjos das musicas, de onde você tira inspiração pra compor?
PEDRO IVO: Isso é “natural”. Sem falsa modéstia.Não é fácil compor,como uma força maior que te faz escrever.Também,muitas vezes,é só você observar a vida e escrever o que você vê.Outra coisa que faz você compor é o que incomoda .Uma vez,quando tocávamos no “festival de inverno”,em Campos do Jordão(-SP),uma moça definiu isso como a formação de um perola,você cria uma camada em volta de algo que te incomoda e essa camada acaba se tornando algo bonito,assim como a perola.Ela definiu isso muito bem.

M&R: A banda já fez shows fora do Vale do Paraíba e região?
PEDRO IVO: Sim. Tocamos em vários lugares,tocamos com ZELIA DUCAN,VÁVA,fizemos shows em São Paulo ,tocamos na televisão,no programa do MARCOS MION,na VANGUARDA,na BANDEIRANTES,na TV APARECIDA,FESTIVAL DE UNVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO...Enfim...Fizemos muita bagunça...(risos)...

M&R: E da onde surgiu a idéia dessa “bagunça”, de formar a banda?
PEDRO IVO: justamente pela vontade de querer expor alguma coisa. Acho interresante passarmos pelo mundo e deixarmos algo.”você pode ser diferente sendo você mesmo”só que pra isso você tem que se valorizar e se acha que é capaz de fazer algo,você tem que ir atrás e fazer,afinal estamos no mundo por alguma razão....

M&R: Qual a musica mais marcou a banda?
PEDRO IVO: Olha,nós como “pai” dessas musicas,achamos que todas são bacanas. afinal fazemos as musicas juntos.Porem a musica que a banda mais gosta se chama”YUCA PIRAMA”é uma musica que adoramos tocar,imaginávamos que seria a principal musica do primeiro CD,pois citamos FERNANDO PESSOA(poeta português)E GONÇALVES DIAS(poeta brasileiro).
YUCA PIRAMA é o nome de um índio e significa ”nascido pra morrer”. ”YUCA PEDIU PRA PARAR”(trecho da musica).Porem a musica que caiu no ouvido do povo foi a musica”ALCATRAZ”.Enfim a musica mais importante pra banda é a musica que o publico gosta.

M&R: A banda já pensou em “parar” alguma vez?
PEDRO IVO: Sim. nós da banda não vivemos dela.Cada um tem sua profissão,porem a musica é um amor verdadeiro.Que entretanto,requer um investimento,que acaba sendo bancado por nossas profissões fora da banda.Também temos conflitos,pensamentos divergentes,que as vezes nos faz pensar em parar com a banda e fazer algo sozinho.Mas depois você que tudo isso é uma bobagem.Manter a banda não é fácil,e não deve ser fácil mesmo,senão não teria tanta graça,tanto valor.Mas é muito gratificante.

M&R: Conte-nos um pouco sobre a historia da banda.
PEDRO IVO: Entre 1997 e 1999, eu tocava violão e tocava em bares, mas sentia necessidade de tocar musicas minhas. No começo era eu e o Marcos Vinicius um tempo depois encontramos o “Valmir Medeiros’,então montamos um trio.Dae surgiu o nome “DEDOS E LINGUAS”,pois tocávamos acústico,não usávamos mais que os “Dedos e Línguas”,para nos apresentar.Um tempo depois acabei quebrando minha mão,então precisávamos de um violinista para me substituir numa gravação,encontramos o Paulinho,que acabou tocando com a banda por um bom tempo,depois entrou o André um tempo depois o Leandro Américo e o Thiago Giroldo,com o tempo a banda foi evoluindo,já gravamos dois CD’s(“VEM COMIGO -1” e “SOMA-2”),fazendo isso por puro prazer...

M&R: Quais as influencias da banda?
PEDRO IVO: A idéia principal da banda era tocar um som regional, a banda queria criar uma identidade própria com uma influencia erudita devido à formação do Marcos e do Valmir. No primeiro CD tínhamos essa base erudita,porem não tínhamos tantos recursos quanto no segundo CD,onde incluímos violoncelo,viola erudita,violinos.Mas cada um da banda tem uma influencia do rock e da musica erudita,porem todos da banda são ecléticos.

M&R: A banda tem algum trabalho daqui pra frente?
PEDRO IVO: Sim. Estamos gravando nosso terceiro CD,estamos na segunda etapa de gravação.E eu particularmente estou escrevendo um livro com o nome de “O ENIGMA DOS GUARDIOES”Estou me divertindo muito escrevendo-o. [M&R]

Um comentário:

Anônimo disse...

Pedro Ivo dava aula pra mim, grande cara.Excelente banda.